Escolas


As nossas escolas


Outros estabelecimentos da Fundação. 

As escolas salesianas são instituições populares, livres e abertas a todas as classes sociais, onde se educa em dinâmica relacional e de partilha, mediante um Projeto Educativo específico inspirado no humanismo cristão no qual participam de forma corresponsável todos os membros da Comunidade Educativa: Encarregados de Educação, Educadores (Salesianos, Docentes, Funcionários) e Alunos. 

Inspirada no modelo educativo de S. João Bosco – o Sistema Preventivo – a Escola Salesiana procura ser “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que forma para a vida e lugar de encontro entre amigos que sabem viver em alegria”. Para isso muito contribuem os três pilares fundamentais do Sistema Preventivo – Razão, Religião e Amabilidade – que se traduzem:

• em atitude acolhedora, simples e natural que favorece a confiança;
• em espírito de família que facilita a compreensão e o convívio;
• em otimismo e alegria que imprimem a todas as relações pessoais um estilo juvenil;
• em amizade educativa marcada pela presença constante do educador entre os alunos.

Em Portugal as escolas salesianas abrangem as diferentes fases de escolaridade, desde o berçário e creche até ao Ensino Secundário e Ensino Profissional. Além do compromisso na aprendizagem intelectual, favorece uma educação integral por meio da promoção de atividades culturais e artísticas, desportivas e recreativas, procurando um equilibrado desenvolvimento corporal, espiritual, psíquico e social.
Como Escola Salesiana, inspirada nos valores do Evangelho de Jesus Cristo, procura ser uma família educadora onde os jovens encontram "a sua própria casa", favorece a personalização das relações educativas mediante a presença dos educadores no meio dos alunos, e promove o protagonismo juvenil favorecendo a descoberta e o desenvolvimento do melhor que cada um traz em si.

Proposta Educativa da Escola Salesiana


A “Proposta Educativa da Escola Salesiana” oferece as linhas básicas da identidade do espaço privilegiado de educação e evangelização dos jovens, que é a escola. Numa síntese coerente e desenvolvida, reúne os valores evangélicos e as orientações do magistério da Igreja que inspiram a escola católica, bem como as intuições educativas do método pedagógico de S. João Bosco, praticado nos centros educativos da família salesiana.
A “Proposta Educativa da Escola Salesiana” é um ótimo instrumento para a clareza de objetivos, de linhas seguras e de iniciativas condizentes para todos aqueles – pais, alunos, educadores – que procuram na Escola Salesiana, não apenas um espaço de colocação dos seus filhos e filhas, mas de uma oferta de educação integral da pessoa. Apesar de ser uma proposta educativa claramente definida, é, ao mesmo tempo, respeitadora de outras opções tomadas a partir de critérios e leituras diferentes do ser e do fazer da pessoa humana.