header-consignação-campanha-irs-2018

Apoie os projetos sociais da Fundação Salesianos através da consignação do seu IRS.

Para ajudar basta colocar o NIF 510 166 822 no quadro 11 do modelo 3 da sua declaração de IRS. A consignação de 0,5% do seu IRS não tem custos para o contribuinte, podendo assim ajudar quem mais precisa com um simples gesto.
Pode também contribuir com a dedução de 15% do IVA,  prescindindo deste benefício e entregando-o como donativo.

Que projetos estou a ajudar com o meu donativo?

Os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Salesianos em Portugal têm como primeiro objetivo a promoção e proteção de crianças e jovens, bem como das suas famílias, fomentando a educação para a cidadania, a paz, a justiça, o bem comum e a educação ambiental, enquanto suporte fundamental para o harmonioso desenvolvimento da criança e do jovem.  Ao contribuir com a consignação do seu IRS, está a apoiar os seguintes projetos:
consignacao-IRS-servico-solsal

Serviço SolSal

Desde 2008 está ativo em Portugal o Serviço ‘SolSal’ – Solidariedade Salesiana – pensado para ir ao encontro das necessidades das crianças, adolescentes e jovens, em situações de especial vulnerabilidade, bem como apoiar as suas famílias nos seus processos de educação e desenvolvimento. Todos os meses este projeto, para além de apoio alimentar, disponibiliza importantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e vocacional, para que estes jovens e suas famílias se possam desenvolver num ambiente mais favorável.

consignacao-IRS-escolas-socio-desportivas

Escolas Sócio Desportivas

Através das três Escolas Sóciodesportivas, em Manique, Funchal e Mindelo, em Cabo Verde, disponibiliza-se aos jovens mais desfavorecidos dessas comunidades uma importante e saudável oportunidade de, através da prática desportiva organizada e em equipa, desenvolver comportamentos e atitudes de inclusão, solidariedade, espírito de equipa e respeito pelo outro. Estas escolas contam com o apoio da Fundação Real Madrid e outros parceiros.

consignação IRS casas acolhimento internatos

Casas de Acolhimento e Internatos

A Fundação Salesianos dispõe de Casas de Acolhimento com capacidade para cerca de 115 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco e perigo, a quem se proporciona uma estrutura residencial e condições para a satisfação das necessidades básicas, promovendo também a socialização e a sua estabilidade afetiva. Dispõe também de um Internato inserido no estabelecimento de Poiares.

consignação IRS casas acolhimento internatos

Programa D. Bosco Projeto Vida

O Programa D. Bosco Projeto Vida promove o combate à pobreza através da Ajuda Humanitária e do Envio de Voluntários, em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa juntos dos mais vulneráveis, promovendo projetos e atividades que contribuem do ponto de vista humano, social, económico e técnico para a erradicação da pobreza no mundo.

Ajudemos a criar um mundo melhor para as crianças e jovens de Portugal, Cabo Verde e Moçambique.

Perguntas frequentes

O que significa consignar 0,5% do meu IRS?

Ao preencher a sua declaração de IRS pode destinar 0,5% do valor liquidado a uma instituição à sua escolha, sem qualquer custo para o contribuinte, o montante é financiado pelo orçamento de estado.

Como posso saber qual o valor que estou a doar?

Verifique na sua área pessoal do Portal e-Fatura qual o valor do benefício fiscal a que tem direito e multiplique esse valor por 15%. Quanto aos 0,5%, deve multiplicar este valor pelo total do seu imposto liquidado/apurado, por exemplo: 0,5% x 6.000€ = 30€.

Como devo preencher a minha declaração de IRS para ajudar?

Para apoiar a Fundação Salesianos basta preencher o quadro 11 do modelo 3
com o NIF 510 166 822 e escolher “IRS” ou “IRS e IVA”. Sem esquecer também de selecionar a opção “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública (art. 32.º n.º 6 da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho)”.

Sabia que pode fazer mais um donativo através do IVA?

Além de 0,5% do valor liquidado no seu IRS, pode também doar o benefício fiscal de 15% do IVA, derivado das faturas enquadradas num dos setores de atividade previstos no n.º 1 do artigo 78.º-F do Código do IRS. Se decidir prescindir desse valor, doando-o à Fundação Salesianos, basta colocar uma cruz também no quadrado do IVA. Neste caso não será reembolsado dos 15% do IVA suportado. Esse montante será destinado à Fundação Salesianos.