by
Jorge Malarranha | jan 18, 2016
Realizou-se no passado dia 19 de dezembro um dos acontecimentos desportivos mais relevantes desta quadra natalícia na região de Évora, o IV Torneio de Minibásquete “Natal Solidário”, organizado pela secção de basquetebol dos Salesianos de Évora.
Neste evento o desporto e a solidariedade social ‘dão as mãos’ para criar uma grande onda solidária onde os mais pequenos são os heróis! E porquê? Porque todos eles contribuem com bens alimentares para o projeto SolSal (Solidariedade Salesiana), o qual apoia inúmeras famílias com graves carências económicas. Mas vamos por partes…

Nesta 4.ª edição marcaram presença mais de 300 participantes e 39 equipas de 14 clubes: Agrupamento de Escolas N.º 4 de Évora, AJES Estremoz, ASC/BVRM, Belenenses, Estrela de St.º André, GDR André de Resende, Juventude SC, Mafra, Odivelas Basket Clube, Paço de Arcos, Salesianos do Estoril, Salesianos de Lisboa, Salesianos de Évora e Sport Algés e Dafundo.

O evento iniciou-se com a entrega de uma lembrança de agradecimento a todos os clubes presentes, logo seguida das palavras do Pe. António Gomes e dos Pe. José Gomes, Pároco e do Diretor dos Salesianos de Évora, respetivamente, os quais agradeceram a presença e o contributo solidário e desejaram a todos bom torneio e boas festas. O Presidente da Câmara Municipal de Évora marcou igualmente presença, tendo felicitado os Salesianos pela organização de um evento destas características e todos os participantes pela presença.

A finalizar a cerimónia de abertura houve lugar a uma das classes de Ginástica Mista/Acrobática e de Trampolins do ArtiSport dos Salesianos de Évora, a qual foi bastante aplaudida pelas várias centenas de pessoas que se deslocaram ao pavilhão D. Bosco. Finda esta parte, deu-se início ao torneio propriamente dito onde se realizaram 65 jogos de minibásquete nos escalões de mini 8, mini 10 e mini 12, em 5 campos devidamente preparados para que todas as crianças pudessem desfrutar da sua modalidade preferida e passar momentos divertidos e em convívio salutar com colegas de diferentes realidades socias e desportivas.

Como é característico das provas para estes escalões etários, não houve nenhuma classificação final nem as equipas foram categorizadas em função dos resultados. Houve sim direito a um lanche entregue pela organização a todos os participantes, conjuntamente com um certificado de participação que regista, para a posteridade, a presença no evento e o agradecimento pelo contributo solidário que fez deles, pelo menos por um dia, os heróis que a nossa sociedade tanto precisa.
Para memória futura ficam igualmente as opiniões unânimes dos clubes participantes em relação à organização deste IV Torneio “Natal Solidário”: excelente!