Casas de Acolhimento e Internatos

CentroJuvenilSalesiano_Mirandelab

A Fundação Salesianos dispõe de Casas de Acolhimento com capacidade para cerca de 115 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco e perigo, a quem se proporciona uma estrutura residencial e condições para a satisfação das necessidades básicas, promovendo também a socialização e a sua estabilidade afectiva. Dispõe também de um Internato inserido no estabelecimento de Poiares.

Objetivos:

• Casas de Acolhimento

• Internatos

Casas de Acolhimento (II)
Salesianos do Porto Casa de Acolhimento
Centro Juvenil Salesiano de Mirandela Internato
Salesianos de Poiares

Missão

A Missão da Fundação resulta de uma resposta ao Evangelho de Jesus Cristo segundo a espiritualidade e a pedagogia salesiana e à urgência social de colaborarmos na proteção e na promoção das crianças e jovens, sobretudo em situação de em risco/perigo com vista ao seu desenvolvimento integral, à realização pessoal e à integração familiar e/ou autonomização.
Compreendemos que o nosso empenho e a nossa dedicação são fundamentais para o seu crescimento e desenvolvimento humano e cristão. Por isso assumimos a responsabilidade pela qualidade da nossa vida pessoal, dando testemunho dos princípios e valores que professamos e pelo nosso desempenho profissional.
Sentimos, ainda, que a nossa dedicação na proteção e na promoção destas crianças/ jovens confere sentido à nossa profissão e ao nosso empenho diário no cumprimento do nosso dever.
Finalmente, acreditamos que através do nosso trabalho estas crianças/jovens possam chegar a compreender e a ser “honrados cidadãos e bons cristãos”.
Desta forma, definimos a nossa missão na frase “Ser Mais... Fazer Melhor!”

Visão

Ser um espaço educativo de referência no acolhimento de crianças e jovens, sobretudo em situação de risco/perigo, em vista da sua promoção, da sua integração familiar e social e da sua autonomização.

• Jesus Cristo e o seu Evangelho;
• A vida como dom e valor absoluto;
• A caridade cristã;
• Preventividade fundada na religião, razão e amor;
• Fé no potencial humano e esperança no seu crescimento;
• Responsabilidade e cuidado por si e pelo outro.

• Preventividade na intervenção
• Acolhimento e serviço