Centros de Atividades de Tempos Livres

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Os Centros de Atividades de Tempos Livres pretendem ser uma resposta social, desenvolvida em equipamento ou serviço, que proporciona atividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas e multi-atividades.

Objetivos e Serviços:

  • Objetivos:

  • Serviços:

CATL 
Salesianos de Vendas Novas

Missão


A Missão do serviço CATL resulta de uma resposta ao Evangelho de Jesus Cristo segundo os princípios da espiritualidade e pedagogia salesianas: 
- Fomentando a educação para a cidadania, a paz, a justiça, o bem comum e a educação ambiental; 
- Pautando a sua atuação por um ideário e um projeto educativo-pastoral que pretendem ajudar a preparar as novas gerações para uma convivência fraterna, solidária, livre e responsável; 
- Permitindo uma formação integral e harmoniosa mediante a realização de atividades de aprendizagens, culturais, desportivas, recreativas e de tempos livres; 
- Apoiando, colaborando e promovendo o desenvolvimento global das famílias dos utentes num ambiente estável e seguro, estimulante, agradável e de confiança, de forma a permitir-lhes melhores níveis sensoriais, motores, intelectuais, afetivos e sociais.

Visão


Ser uma referência na prestação de serviços de qualidade em vista da satisfação dos utentes, suas famílias e demais colaboradores no desenvolvimento de ações continuadas e permanentes de promoção da educação, a partir da ótica da solidariedade, da positividade, do afeto e do compromisso com a vida.

Princípios


• Evangélicos;
• A vida como dom e valor absoluto;
• A Caridade Cristã;
• Sistema Preventivo;
• Superior interesse da criança, sujeito de direito;
• Subsidiariedade.

Valores


• Aceitação, Bondade e Otimismo.
• Justiça e a solidariedade; 
• Criatividade e inovação
• Preventividade, amabilidade e compromisso. 
• Educação para a cidadania;
• Igualdade de oportunidades;
• Participação responsável e colaborativa;
• Qualidade e profissionalismo.