Escolas Sócio Desportivas

web2

As Escolas Sóciodesportivas são o resultado de uma parceria iniciada em 2010 entre a Fundação Real Madrid e a Procuradoria das Missões Salesianas de Espanha para a criação de um projecto educativo através do desporto de crianças e jovens de meios carenciados. Desta união surgiram já 19 Escolas: 11 em África, 5 na América e 2 na Europa. Três delas fazem parte da Fundação Salesianos: Funchal, Manique e Mindelo (Cabo Verde).

Missão

A Escola Sócio Desportiva Salesiana tem por missão promover uma comunidade educativa que integra, simultaneamente, em clima de família e de amizade, os nossos colaboradores e as crianças e jovens que atendemos e a quem tornamos protagonistas e responsáveis pela própria história. Fundados nos valores do Evangelho de Jesus Cristo, definimos os nossos critérios de intervenção segundo a espiritualidade e a pedagogia salesiana desenvolvendo contínuas propostas de educação e formação integral através do desporto, da promoção de uma vida saudável e pela valorização do sucesso escolar.

Visão

Ser um serviço de referência no âmbito lúdico-desportivo e cultural para a proteção, promoção e acompanhamento socio-educativo de crianças, jovens e famílias que vivem em contextos socialmente desfavorecidos, promovendo neles a sua autoestima, empowerment e integração social.

• Jesus Cristo e o seu Evangelho;
• A vida como dom e valor absoluto;
• A Caridade Cristã;
• Sistema Preventivo Salesiano;
• Superior interesse da criança, sujeito de direito;
• Subsidiariedade.

• Solidariedade e cuidado pelo outro;
• Amizade e respeito;
• Responsabilidade e autonomia;
• Trabalho em equipa e proatividade;
• Disciplina, competência e profissionalismo.

slide_2015_03