Fundação Salesianos

Áreas de atuação

A Fundação Salesianos é uma fundação de solidariedade social, com o objetivo de educar, formar, proteger e promover em especial as crianças e os jovens, segundo os princípios da Fé Católica, inerentes aos ensinamentos do fundador da Congregação Salesiana, S. João Bosco. Nesse âmbito, em matéria de actividade são as seguintes as grandes áreas de atuação:

Escolas

Tendo como objetivo educar, formar, proteger e promover, em especial as crianças e os jovens, segundo os princípios da Fé Católica, inerentes aos ensinamentos do fundador da Congregação Salesiana, S. João Bosco, as escolas salesianas definem a sua atuação por um ideário que pretende ajudar a preparar as novas gerações para uma convivência de verdadeira fraternidade, solidariedade, liberdade responsável, no mundo do trabalho, permitindo uma formação integral e harmoniosa mediante a prossecução de atividades de ensino, culturais, desportivas, recreativas e de tempos livres.

Solidariedade

Desenvolvendo ações continuadas e significativas de promoção e prevenção de crianças e jovens em situação de risco e perigo pessoal e social, bem como das suas famílias, a Fundação Salesianos dedica especial atenção à solidariedade social.

Voluntariado

A Fundação Salesianos entende por voluntariado o serviço desinteressado prestado por voluntários, por um determinado período, com ou sem relação com o ambiente salesiano; com ou sem vivência religiosa; aberto à interculturalidade e com um profundo respeito pela dignidade da pessoa humana. Esta ação pretende colaborar na transformação da sociedade e na remoção das causas da injustiça segundo o modelo evangélico e o sistema educativo de Dom Bosco.

Formação

A área da formação é coordenada e promovida pelo Centro de Formação Salesianos (CFS). Em funcionamento desde setembro de 2011, trata-se de um centro que visa dar resposta às emergências educativas contemporâneas quer dos colaboradores desta Fundação quer dos restantes interessados. As suas áreas de intervenção são a pedagógica, a pastoral, a social e a administrativa.

Associativismo e Tempos Livres

Em resposta à educação integral dos seus destinatários, a Fundação Salesianos promove um conjunto variado de iniciativas no âmbito do complemento curricular e ocupação dos tempos livres.